A arte de dizer não

Em um dos milhares de feeds que assino me apareceu esse link de uma reportagem da antropóloga Mirian Goldenberg e eu decidi compartilhar porque vai ao encontro do que tem sido minha filosofia de vida desde 2011 mais ou menos.
É basicamente sobre limitar as situações estressantes a que nós (as mulheres em específico na pesquisa, mas vale pra todo mundo) somos submetidos diariamente (Comparações com pessoas mais bonitas/jovens/bem-sucedidas, body-shame, pessoas negativas e invejosas, obrigações sociais, etc) simplesmente dizendo "Não".
Causa stress? Causa, principalmente quando você diz não a alguém importante... Mas eu falo do alto do banquinho de quem tem dito NÃO quase todas as vezes que gostaria: É um stress pequeno se comparado ao pé no saco que é ir, por exemplo, ao casamento daquela sua prima chata da sua idade que te chamava de patinho feio aos oito anos só pra fazer seus pais felizes (true story, bro) e ter que aguentar todas as outras tias perguntando quando é que VOCÊ vai casar.
Dizer não é aconselhado principalmente para as pessoas muito boazinhas e de coração mole que acabam anulando os próprios desejos para não magoar os outros e, assim como o "Dizer Sim" (sim aos amores passageiros, sim às pequenas loucuras do dia a dia, sim! sim! sim!), requer uma dose de cautela pra não se tornar um hábito exagerado e mecânico.
Porque né... Vamos procurar o equilíbrio: Gente que diz "não" para tudo é, no mínimo, rabugenta e indesejada.

do tumblr

Comentários