TOP 10 - Negritude Jr

Ninguém sabe o que significa "Carapicuíba".
Sabem que vem do Tupi e que pode significar um monte de coisas (todas ruins), tipo "pau podre", "peixe que não se pode comer", "aquele que se reúne em poços", "cascudo", "escamoso"... Mas ninguém pode dizer exatamente qual desses aí se refere à cidade da Zona Oeste de São Paulo.
Eu, que sou de Osasco e passei algumas tardes de domingo em Caracas City, ouso dizer que "aquele que se reúne em poços" é um bom significado. Pelo menos pra esse texto. Pelo menos pra falar da banda de hoje, que saiu dessa cidade pra ganhar o Brasil nos anos 90.
Hoje o Top 10 fala do segundo vértice do triângulo mágico do Pagode dos Anos 90: Negritude Jr.



Agora sim: É NÓIS (em P&B pra ser artístico).


Os integrantes originais da banda eu só sei falar se for com a letra da música (solte o Jackson 5 que existe em você e cante no ritmo. Eu sei que você conhece): "Netinho, também tô chegando..." "Querido, Waguinho!" "Não vou te deixar sozinho! Tô levando o NenêAriFeijãoClaudinho e o Fabinho..." "Pede pro Lino me levar o sax *solinho de sax* que a festa vai rolar até tarde e avisa o Chambourcy que tem Danone* à vontade".
Diz a Wikipédia lenda que a banda, mesmo sendo de Carapicuíba, foi descoberta em Osasco (até nisso somos melhores, Caracas City! Suck this mango!), numa tarde de domingo, na Praça do Samba (que passa bem mesmo depois de um meteoro ter caído lá, risos), e que o nome (Negritude Jr, dã) saiu no calor do momento, numa espécie de desabafo do Waguininho por terem conseguido finalmente chamar a atenção de um produtor (Osasquense, mas mesmo assim)...  
E ok, eu posso lidar com um berro de "AQUI É NEGRITUDE, PORRA!", mas o "Jr" eu nunca entenderei. Por que Jr? Por que não apenas Negritude? Perguntas, perguntas... Se Netinho de Paula tivesse sido eleito senador eu mandaria essa pergunta para ele - acho que seria um bom uso dos canais de comunicação que temos com os nossos representantes.
Mas vamos ao TOP 10, que é o que importa!
O critério é o mesmo de sempre: Meu gosto apuradíssimo.

~*~*~*~*~**~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~


"Quando olho no espelho
Os meus olhos tão vermelhos
De tanto chorar, de tanto chorar"

Tenho uma teoria de que são ESSES os olhos vermelhos que o Dinho Ouro Preto diz que voltaram na música do Capital. Na verdade, se você ouvir as duas músicas na sequência vai perceber nitidamente que é O MESMO CARA sofrendo por duas paixões. A única coisa que muda é a atitude que ele tem perante o sofrimento.
Negritude é pagode, e pagode é sofrimento, então ele fica SE MARTIRIZANDO, se olhando no espelho pra ver se fica bem com os olhos vermelhos e inchados de tanto chorar (e, se fosse nos dias de hoje e não nos anos 90 certamente ele ia postar uma foto no Facebook com esse look sofrimento)... E Capital é "rock" atitude, "vamos sobreviver à essa porra e continuar a vida".
De qual lado você está? Eu escolho O LADO DO BEM: Homens sensíveis que não tem medo de mostrar o sentimento #teamnegritude.

A música "Olhos vermelhos", do Capital Inicial foi trilha do filme "Dom"
 baseado no livro "Dom Casmurro", que tem o ciúme como um dos temas
principais. Se Bentinho tivesse escutado mais "Negritude Jr" certeza
que teria sido menos louco.




Tentando dar flagrante no meu coração
Você é absoluta
E na minha conduta quem manda é a paixão"



Essa música de 1995 alerta sobre os perigos do ciúme. É uma mensagem óbvia e direta sobre procurar chifres em cabeça de cavalo: Perda de tempo. Moçada, fica um alerta: Vocês são todos absolutos, ter ciúme é uma coisa ruim. Ouçam o Netinho: Ter ciúmes é deselegante. Sandra Annenberg concorda.





"Não faz assim,
Que o ciúme é traiçoeiro
e faz o amor maneiro se acabar
Não faz assim
Que o teu chamego
tem o cheiro e o tempero
pro meu paladar
É tão ruim
Ver o ciúme dormir no seu
travesseiro pra te perturbar
Eu estou de corpo inteiro pra te amar"

Acho que essa música deveria estar alguma cartilha para manter os relacionamentos saudáveis. Acho mesmo. De verdade.




"Não tenho mais palavras pra dizer te amo e não deixo você nesse mundo, por nada."

Se Alexandre Pires era um cara inseguro e dependente da mulher amada, o Netinho é o oposto: Um cara apaixonado, porém seguro e fiel aos próprios sentimentos. Netinho não tem medo de dizer “Eu te amo”, não diz que ama apenas depois que perdeu (Perdeu, Alexandre, perdeu) e por isso... Não perde.

“Adoro ouvir quando diz
Vem pra mim, me deseja
E me olha nos olhos me abraça
Me agarra, me beija”



Manter o fogo da paixão aceso: Netinho de Paula sabia.


7. O Beijo
Essa música, junto com Mulheres, do Martinho da Vila, poderia estar numa apostilinha para adolescentes BVs entenderem o básico do lê lê lê. Existem MIL MANEIRAS DE BEIJAR.

“Beijo agarradinho, beijo estaladinho
Beijo enciumado, beijo delicado
Beijo inocente, beijo indecente
E tem aquele beijo que arrepia a gente
Beijo suadinho, beijo gostosinho
Beijo bem docinho, beijo salgadinho
Beijo com suspiro, beijo chupadinho
Beijo geladinho, beijo mais quentinho
E tem aquele beijo com gostinho de morango
Beijo de romance americano
Tem aquele beijo com o sabor de chocolate
Beijo brasileiro, dezoito quilates
Beijo bem guloso ai, ai
Beijo perigoso hum, ai
Beijo bem manhoso ai, ai
Beijo bem dengoso hum, ai”

As duas músicas também são grandes declarações de amor vindas de dois grandes pegadores (Netinho afirma que é um "grande beijoqueiro"), porque eles já beijaram muuuuuuuuuuuito, já tiveram mulheres de todos os tipos e agora estão enamorados e esse amor é tão grande. Novamente, é o lado apaixonado, fiel e sensível de Netinho de Paula vindo à tona.

“Mas o teu beijo é que me dá um nó... São todos esses beijos num só (...) É beijo de língua, sempre molhadinho, cheio de paixão”




Estamos quase na metade do TOP 10 e até agora podemos dizer - com certeza – que os dois temas prediletos do Negritude são: ciúmes e declarações de amor. Se juntar as duas coisas, então, é certeza de hit. Tipo “Porcelana”.
Essa música também evidencia a rixa Britney x Xtina do pagode anos 90: Enquanto em “Depois do Prazer” o SPC dizia que ‘tava tudo certo em transar com outras pra aliviar o tesão, o Netinho bateu o pé e disse: NÃO.
E praticamente assumiu que na hora H ele broxava porque não conseguia parar de pensar na mulher amada. Isso explica tanta coisa, mas tanta... Tipo a constante alegação de que a moça não precisa ter ciúme, né? Fia, fica tranquila que o brinquedinho só funciona com você. Nem quando ele tenta dá certo com outra.

"Na minha cabeça, no meu pensamento
Não há mais espaço pra paixão cigana
O meu corpo já não tem consentimento
Pra deitar com alguém que o coração não ama
Eu sei muito bem que um grande amor é feito
Como um bibelô de fina porcelana
Que se quebra facilmente
Quando um ao outro engana"



Eu gosto dessa música por causa da segunda voz desse trecho:

"Eu ainda amo você (não vá embora)
Preciso muito te ver (te quero agora)
Dentro do meu coração
Ficou esse silêncio falando de amor
Não sei sonhar sem você (você faz falta)
Não sei viver sem você (você faz falta)
Nada acabou entre nós”

Apenas por isso.
ESSA é a mãozinha de sofrimento.
 A Mary J Blige domina essa técnica.
E porque eu tenho uma coreografia de grupo de pagode toda especial pra esse trechinho, que envolve a mãozinha do sofrimento, várias expressões faciais e aquele passinho que o Coisinha de Jesus fazia no Casseta & Planeta.
É claro que eu não posso ignorar que, como homem sensível que é, Netinho fez nessa música o que muitos machões não fazem após o fim de um relacionamento: Implorar de joelhos para a moça voltar... Mas eu nunca fiz uma análise mais profunda porque estava ocupada demais de olhos fechados e com a mão no coração cantando e coreografando.







"Existia uma dor em mim
Mas preciso continuar
A tristeza chegou ao fim
E esse louco desejo
Nos une devagar
E aos poucos lhe vejo
Querendo se entregar”

Se fosse na gringa essa música poderia bem ser trilha sonora de filme adolescente onde duas pessoas levam pé na bunda/sofrem por outras pessoas e se aproximam na miséria pra depois se apaixonarem. Ouso dizer até que essa música, pelo ritmo sério, ficaria bem em “O lado bom da vida” e daria o tom para o professor bipolar e a dançarina viúva depressiva.


Conduzindo meu coração rs

“O amor me pegou assim
Conduzindo meu coração
E por mais que eu lhe diga não
Dessa vez veio pra ficar"



Para os HATERS que dizem que Negritude é puro mel e veneno para diabéticos eu digo que eles tinham SIM um pezinho nas putarias, como fica explicito nessa música:

“Esse swing tá legal demais
Todo mundo curtindo a vontade
Nesse clima só rola amizade
Veja lá se percebe o detalhe
Atitude no amor é que vale”

Eles iam a casas de swing, vejam só vocês!
E, se bobear, essa é a FESTA NA CASA DO EDMUNDO que o Manieri comentou na música!
Reparem que é um swing maneiro com Claudinho & Buchecha, Sandra de Sá, Gabriel (o Pensador?)... E, possivelmente foi em uma dessas idas que Netinho descobriu que o Negritude Neto só funcionava com a pessoa escolhida... Porque, vamos combinar, o cara foi numa casa de swing e só falou de AMIZADE,  só procurou PARCERIAS MUSICAIS ("É o nosso som que vai rolar")... Certeza que não curtiu nada e ficou de fora só como voyeur, porque nem grandes parcerias com essas feras aí rolou depois do prazer, né? Triste.
Eu só fico pensando que se a moça era aquela ciumenta neurótica existe uma grande possibilidade dela ter jogado uma macumba pro Negritudinho não sambar miudinho, né?
Mas se o Netinho não pensou nisso não sou eu quem vai dar as ideias. Aprendi direitinho (com o próprio Negritude) que não se procura chifre em cabeça de cavalo. Se ele tá feliz, se é a alegria que satisfaz, tá tudo bem.



"Tana... Tanajura... Jura que me ama”


Porra, Jotalhão!


Quando eu conheci essa música achei que era finalmente o Jotalhão se declarando pra Rita Najura o que – levando em conta essa coisa romântica do Negritude que não tem medo de expor os sentimentos – era bem possível.
Depois, quando eu finalmente associei o nome Rita Najura com Tanajura, que é uma formiga de bumbum grandão, eu entendi que não era possível que fosse.
Era sobre mulheres curvilíneas e homens que querem um relacionamento sério (o corpo sendo só um bônus no caso). Netinho é um cara tão certinho e apaixonado que ele consegue tornar até uma música sobre desejo carnal e lascívia numa coisa bonitinha. 

 “Vem cá e beija minha boca
Você é uma coisa louca
Eu quero te agarrar

Que perna grossa
Assim não há quem possa
Ai minha nossa
Não dá pra resistir

Eu quero um caso sério
Não tem mistério
É só dizer que sim
Menina tanajura jura que nasceu pra mim”



"Acabaram com a história da princesa e do plebeu " é uma clara
referência à epoca que Netinho deixou o SBT e foi pra Record.
Não vê quem não quer.
“Acabaram com a história da princesa e do plebeu.
Pra que tanto sofrimento se o seu grande amor sou eu?”

Os compositores do Negritude Jr certamente sabiam o que estavam fazendo. Certamente sabiam como criar um hit. E os produtores do Programa do Gugu certamente eram fãs do Negritude, ou pelo menos ouviam as músicas e sabiam dessa obsessão do nosso quase senador por contos de fadas, princesas e romances idealizados.
Só isso explica aquele quadro do Domingo Legal, "Dia de Princesa".
#xatiado por nunca ter cantado com o Rei

Eu fico chateada apenas por ter sido um programa no SBT e não na Globo (os produtores do Faustão certamente estavam confiantes de que as videocassetadas dariam conta da audiência e não se preocuparam em fazer o programa ser mais popular), o que inviabilizou totalmente o único encontro que poderia tornar o Especial do Rei mais atraente. 
Analisem essa releitura de Detalhes, depois ouçam “Ao Som de Roberto” e vocês finalmente entenderão a maior frustração de Netinho de Paula (e, talvez, o que o levou a agredir fisicamente a mulher amada naquele episódio polêmico).



“Se outro pagodeiro aparecer
Com faixas e com flores pra você
E isso provocar lembranças minhas
Com certeza não terá o mesmo valor
Nem coragem pra fazer como eu fiz
A minha intenção foi te fazer feliz.”

Tudo o que ele queria era poder usar um terninho azul e cantar com o Rei, seus insensíveis.

Roberto, um apelo: Give peace Netinho a chance: Ele tá ate usando branco.


*BÔNUS*

Espero que com esse TOP 10 vocês tenham aprendido um pouco mais sobre o Negritude (especialmente sobre Netinho de Paula). A minha intenção era mostrar que os carapicuibanos só queriam unir a música, fazer o pagode ser sem fronteiras e acabar com essa picuinha ridícula de adolescentes de que é um tipo inferior de música.
A grande lição que fica é que O MUNDO PODERIA SER UM LUGAR MELHOR E COM MENOS PRECONCEITOS se Capital Inicial, Martinho da Vila, Só pra Contrariar e Roberto Carlos tivessem dado uma chance ao pagode.
O bônus, então, não poderia ser outro senão um que marca a junção de dois ritmos: Negritude ft Racionais.
Aliás, deixo aqui minha teoria: Roberto não aceitou cantar com eles porque não curte NEGRITUDE, só tons de branco e azul... E Mano Brown se sentiu em casa.

“Esse samba é pra gente da gente
Que vive a pegar no batente
Com sol ou com chuva ou doente
Sabe que tem que trabalhar
Esse povo merece uma medalha
Porque nunca foge da batalha
Essa gente da gente não dá falha
Porque não tem fã de canalha
Essa gente é na gente que crê
Negritude é lição de viver
Juventude drogada pra quê?
Ai meu Deus, o que posso fazer?
Essa gente já sofre demais
São tratados como animais
E só querem um pouquinho de paz
E precisam ouvir Racionais!”

Vou dizer apenas mais uma coisa, o argumento definitivo para estimular parcerias musicais: Essa música inspirou Mc Rodolfinho a compor seu maior Hit: Osasco é o Afeganistão. Reparem no vídeo como a moçada do Racionais canta os bairros da Z/O. A influência é óbvia.
Fica a lição: Se mais encontros entre Negritude e Grandes nomes forem feitos... A música popular brasileira só tem a ganhar.





* Seria o Chambourcy um alcoólatra dado que DANONE não é necessariamente danone? #DESCUBRA

Comentários