DL2015 #4

19 - Primeiro livro de um autor famoso


Clube da Luta (Fight Club) - Chuck Palahniuk
Tradução: Cassius Medauar


Considerado um clássico moderno desde sua publicação em 1996, o livro Clube da Luta consagrou Chuck Palahniuk como um dos mais importantes e criativos autores contemporâneos, além do próprio livro como um cânone da cultura pop. O clube da luta é idealizado por Tyler Durden, que acha que encontrou uma maneira de viver fora dos limites da sociedade e das regras sem sentido. Mas o que está por vir de sua mente pode piorar muito daqui para frente. O livro foi filmado em 1999, pelo vencedor do Oscar de melhor diretor, David Fincher (Os Homens Que Não Amavam as Mulheres, A Rede Social), que conseguiu adaptar toda atmosfera do livro, o mundo caótico do personagem e o humor negro de Palahniuk em uma trama recebida com inúmeros elogios pela crítica e pelo público que conta com os atores Brad Pitt, Edward Norton e Helena Bonham Carter.


*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.**.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*

No geral: ★ 

(Então... É uma resenha... Eu PRECISO avisar que vai ter spoiler? E, em caso de precisar, dizer que É UMA RESENHA já vale como alerta de spoiler? Grandes questões.)

Eu não gosto do filme "Clube da Luta" e nunca tinha tido vontade de ler o livro. Pronto falei.
Mas sabe o que me fez mudar de ideia?



Eu ganhei quatro livros do Chuck Palahniuk de presente de aniversário e gostei de dois que eu peguei pra ler primeiro (aliás, fica a dica: "Condenada" e "Maldita" são livros sensacionais. Valem a leitura) e, pra preencher esse desafio sem falir, escolhi esse que eu já tinha.
Se eu me arrependi?
Nem um pouco.
Acho que não preciso falar muito desse livro porque todo mundo já deve ter visto o filme e é quase a mesma coisa, só que com "cenas" a mais e um final... MEIO DIFERENTE (e bem melhor que o do filme na minha opinião).
E eu finalmente consegui me "relacionar" com o cara piradão que não dorme e leva uma vida bem meia boca que é o protagonista do livro, coisa que nunca coaCHnsegui com o Edward Norton no filme, por exemplo. Agora nós nos damos bem, mas a gente sairia no tapa (será se num Clube da Luta? Teoricamente eu não teria porquê de ir num, já que eu não sou um "homem domesticado" e "sem propósito" levando uma vida de merda feito os que estavam lá no clube original) porque... MIIIIIIIIIIIIIIIGO... 'CÊ NÃO DORME. VÁ PROCURAR SEU MÉDICO! MIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIGO, 'CÊ TENTOU EXPLODIR COISAS E MATAR PESSOAS, SABE? MIGO, ISSO NÃO É BOM.
Se você viu o filme recomendo que leia o livro. Se não viu, recomendo que leia E VEJA. Ano que vem (acho) saí a continuação, em HQ. E eu devo confessar que devo comprar pra ler.


CURTI

1. Eu gosto do estilo do Palahniuk e esse livro soou BEM MAIS LEGAL pra mim do que o filme (que eu não suporto, apesar de curtir MUITO o David Fincher). Então o livro no geral foi uma adorável surpresa.


NÃO CURTI

1. Que pé no saco é não conseguir desassociar a imagem que o cinema fez das personagens. Juro pra vocês, eu TENTO gostar da Marla, mas com ela sendo a Helena Bohan-Carter na minha cabeça é um pouco difícil.

*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.**.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*

Essa resenha  faz parte de uma série de 24 que farei ao longo do ano para o "Desafio Literário do Era Cilada & Ju sem Filtro". Já falei dele aqui e você poderá ler as demais resenhas aqui.

Comentários