What if God was one of us?

Vocês já sabem me conhecem muito bem que:

1. Eu não tenho religião, nem me considero uma pessoa religiosa;
2. Embora eu não saiba tocar nem caxirola, eu como, bebo, penso e respiro músicas, achando uma letra que corresponde ao momento em que estou vivendo em quase todas as situações (olha o nome dos posts desse blog, bicho, não vem dizer que você não tinha sacado isso ainda);
3. Eu AMO a oração de São Francisco/Oração da Paz e acho a versão que o Fagner fez dela uma coisa maravilhosa.

Vocês não sabiam (mas agora sabem) que:
1. Eu curto PRA CARAMBA algumas músicas que podem, em alguns contextos, serem consideradas religiosas. E algumas que são tão religiosas que eu só não consigo ouvir São Pedro cantando enquanto lava o chão e arrasta os móveis lá no céu porque ele faz barulhos demais e os trovões atrapalham.


Então eu vou fazer aqui um TOP 10 das músicas que, se a gente parar pra pensar, dá pra imaginar que são uma conversa com Ele, ou que O citam de certa forma. Ou talvez a interpretação dos cantores façam essa ponte pras terras de Aslam que possivelmente não existiriam. Não sei. Eu só me sinto um pouco mais próxima d'Ele quando escuto, então... Vamos lá.


TOP 10 MÚSICAS RELIGIOSAS/QUE PODEM SER INTERPRETADAS COMO RELIGIOSAS/QUE ME FAZEM SENTIR PRÓXIMA d'ELE

*BRINDE*
Schubert/Pavarotti - Ave Maria
Olha, se você não sente seu coração vibrar e seus pelinhos da nuca arrepiando com essa música eu acho que você é um replicante e vou chamar o Deckard pra ter uma conversinha com você.



10. Racionais Mc's - Jorge da Capadócia
A original é do Jorge Ben, mas prefiro a versão dos Racionais Mc's porque foi a primeira música do "Sobrevivendo no Inferno" que eu curti de verdade quando meu prirmão trouxe o CD pra ouvir em casa. 
Tenho um pouco de birra com quem fica usando essa letra/oração como prova de ser ~DESCOLADO~? Tenho. Gosto dela mesmo assim? Gosto dela mesmo assim.

Trecho predileto:

"Armas de fogo meu corpo não alcançarão
Facas e espadas se quebrem
sem o meu corpo tocar.
Cordas e correntes arrebentem
sem o meu corpo amarrar"



9. The Byrds - Turn! Turn! Turn!
Eu tinha (talvez ainda tenha) um pouco de medo dessa música. Não sei o porquê. Acho que o comecinho dela, a guitarrinha, me deixe um pouco aflita. Mas a letra é linda e é quase toda chupada do Eclisiastes - um dos livros da bíblia, pra você que não sabe. Eu provavelmente conheci essa música por causa de "Anos Incríveis", a primeira série que eu assisti do começo ao fim e que, de brinde, tinha uma trilha sonora fantática. Anos depois, mexendo na coleção de vinis e K7s do meu pai (ou ouvindo a Kiss Fm, não sei) eu redescobri, fui caçar a letra, me apaixonei por ela e temos um relacionamento estável até os dias de hoje.

Trecho predileto:

É a última estrofe da música, com o único verso (o último) que não é chupado da bíblia. Eu gosto desse "Eu juro que não é tarde demais" porque é meio que um tapa na cara pra quem é pessimista e torce pela vinda do meteoro feito eu.

"A time to gain, a time to lose
A time to rend, a time to sew
A time for love, a time for hate
A time for peace, I swear it's not too late"



8. Elvis Presley - If I Can Dream

A grande questão que faz com que eu não consiga me envolver com religião, muito além das tretas familiares que já aconteceram por causa delas, ou por causa das tretas mundiais que acontecem por causa... Delas... É que eu sou uma grande São Tomé que ainda não teve uma prova DIRETA da existência d'Ele. Eu SEI que ele (ela, eles, nós, vós, eles, como você quiser chamar) existe porque, cara, é impossível achar que tudo veio do nada quando eu tô, por exemplo, boiando no meio do oceano na maior paz infinita. Ele não apenas existe, mas criou um mundo maravilhoso pra gente ter momentos epifânicos tipo os que eu tenho toda vez que eu contemplo a Natureza (principalmente o mar, mas não apenas), por exemplo.. Mas eu fico descaralhada das ideias quando eu penso no lívre arbítrio como uma desculpa pro bando de merda que acontece impunemente. Se Deus (qualquer um deles) existe, ele não intervém porque nós somos livres pra fazer a merda que quisermos. Fácil assim, né? Eu acho que seria mais fácil acreditar que Ele é um tipo de pai que quer deixar os filhos terem a vida inteira pra fazer merda, mas que quando vê que tão botando a mão na tomada vão lá e tiram pra não dar ruim. Sei lá, são GRANDES QUESTÕES que eu ainda não consegui responder satisfatoriamente.
MAS EU AINDA ACREDITO NA BONDADE DOS HOMENS. Eu sou meio como a Padmé dizendo pro Obi-Wan que ainda existe bem no Anakin. E essa música é mais ou menos sobre isso (sobre ainda sonhar com dias melhores, não sobre Star Wars e a saga dos Skywalker, embora eu ache que seria DAORA se fosse)

Trecho predileto:

Deep in my heart there's a trembling question
Still I am sure that the answer, answer gonna come somehow
Out there in the dark, there's a beckoning candle...oh yeah
And while I can think, while I can walk
While I can stand, while I can talk
While I can dream, please let my dream
Come true, right now



7. Leonard Cohen - If it be your will

Talvez a música "gospel" mais conhecida do Cohen seja "Hallelujah" e isso é totalmente compreensível porque é uma música maravilhosa (embora minha versão predileta dela seja a do Jeff Buckley, não do Cohen), mas a minha PREDILETA, a música que mostra um pouco da resignação aos designios de Deus que eu gostaria de ter (porque aí a vida seria BEM MAIS FÁCIL) é If it be your will. A versão do Cohen só é minha predileta porque, embora exista uma melhor, do Antony, eu não posso ouvir essa versão sem querer chorar e me enrolar em posição fetal recordando todas as coisas que deram errado na minha vida e não foi por minha culpa. 

"If it be your will
That I speak no more
And my voice be still
As it was before
I will speak no more
I shall abide until
I am spoken for
If it be your will"


6. Padre Zezinho - Pra que eu saiba perdoar/Padre Zezinho - Eu não sou digno

Aqui eu usei um cheat e coloquei duas músicas. Perdão.
É que essas duas sempre estiveram presente na minha vida ~religiosa~ ao mesmo tempo, embora em lugares diferentes. Hahaha
Já falei que, embora eu tenha estudado em colégio católico e feito primeira comunhão, meus pais são kardecistas e eu frequentei tanto a missa, quanto palestras no centro espírita até cansar, né? Pois bem. Uma coisa que eu sempre achei maravilhoso é que tinha uma presença que eu encontrava nos dois lugares: Padre Zezinho.
"Pra que eu saiba perdoar" é uma das primeiras músicas RELIGIOSAS MESMO que eu conheci. Ouvi como música que fica de fundo pro pessoal sentar no centro espírita e lembro que achei tão bonita que perguntei o nome pros meus pais e meu velho, numa tentativa de me fazer curtir mais o ~momento~ gravou num K7. Eu, quando adolescente, sempre fiz a ~atéia trouxa~ e fingia que não curtia, mas NO MEU CORAÇÃO eu curtia essa música sinceramente.
Eu gosto dessa música porque, ao mesmo tempo em que ela me faz ter a noção de quanto meus problemas são meio pequenos perto do fato de que CARALHO, MATARAM O SALVADOR DO MUNDO NUMA CRUZ QUANDO O CARA SÓ TAVA TENTANDO SER LEGAL, me faz pensar no quanto bonzinho só se fode. E aí entra a parte da doutrina espírita que eu não quero debater agora, mas que explica que não existem "coitadinhos", só "culpadinhos" e que se a gente tá aqui passando pelos perrengues que a gente tá passando é porque: 1. a gente merece; 2. a gente concordou em fazer isso antes de nascer e; 3. CALMA, CARA. Deus tá vendo™

Trecho predileto:

"Mas houve quem não entendeu e disse coisas que eu não fiz.
Eu tenho medo de esquecer de me esquecer que sou feliz.
Eu venho aqui pedir perdão, se por acaso eu mereci,
sofrer tamanha ingratidão, quando eu busquei sempre ajudar.
Mas quem não entendeu fui eu, que se esqueceu quem foi Jesus,
que fez um bem maior que o meu e mesmo assim morreu na cruz"





E tem a outra, né? "Eu não sou digno" eu conheci da época da primeira comunhão. É a música da hora em que todo mundo está fazendo as filinhas pra receber a eucaristia. D'xo falar pra vocês: Eu frequentei a missa por DOIS ANOS, todo domindo de manhã sem falta (sério, sem falta nenhuma, eu tava lá todo domingo) antes de poder comungar (e, depois que eu podia fazer, só o fiz uma vez. HÁ. Fale-me sobre tempo gasto). Nessa hora, quando todo mundo tava indo pra fila e eu não podia, a recomendação era que a gente ficasse quietinho e pedisse perdão pelas mancadas que a gente tinha dado... Mas eu não tinha nem 15 anos, então meus pecados eram contados em uns 2min de papo com Deus. O resto eu gastava prestando atenção nas pessoas e na música.
E, cara, de novo: Como é bonito quem tem fé e exerce essa fé sem fazer mal pra ninguém. Eu acho que a única coisa que me fazia ir à igreja todo domingo e perder a F1 eram minha mãe e minha avó me ameaçando era a esperança de que um dia eu me entregasse tanto à fé como as pessoas se entregavam no momento da eucaristia. E sempre tinha essa música que invoca TODA A CULPA CRISTÃ ao mesmo tempo em que mostra o quanto Deus é gentil e libertador e te livra das tretas da vida porque é um paizão daora. Letra linda, momento mais legal ainda. 

Trecho predileto:

"Eu não sou digna, 
De que Tu entres, ó meu Senhor, na minha casa
meu coração é tão pecador
eu nem me atrevo a ti pedir este favor
Mas se disseres uma palavra, 
a minha casa se transformará
Uma palavra é suficiente
suavemente ela nos salvará "




5. Padre Marcelo Rossi - Quem é Esta Que Avança Como Aurora

Essa música é TOTALMENTE da época da minha primeira comunhão e eu gosto dela porque me traz lembranças muito boas dos EVENTOS DA PARÓQUIA. Por algum motivo inexplicável as minhas catequistas gostavam de me colocar como pessoa participante em todos os eventos festivos possíveis. Acho que a maior da igreja aqui da vila, depois da Páscoa e do Corpus Christi, é a festa da Padroeira (que aqui, no caso, é Nossa Senhora dos Remédios*). Naquele ano (nem lembro quando, mas imagino que seja ali pelo finalzinho dos anos 90, começo dos anos 2000) a celebração de Nossa Senhora dos Remédios teria um número das CRIANÇAS DA CATEQUESE. E o padre cantor da moda naquela época era o Marcelo Rossi. Juntaram as duas coisas e botaram umas 10 meninas vestidas de Sol e Lua fazendo uma coreografia pra essa música na frente de padres, bispos, ministros, fieis e os fotógrafos do Foto São Paulo que estavam em todos os eventos possíveis pra faturar uns cobres. Eu era O SOL. Vestida toda de amarelo e dourado da cabeça aos pés, segurando um BAMBOLÊ com fitas douradas e trocando passos com uma menina vestida de cinza e prateado da cabeça aos pés  que era.... A LUA.
Eu ensaiei TANTO essa coreografia, eu ouvi TANTO essa música, que eu passei a gostar dela (talvez tenha sido uma defesa do meu organismo pra tornas os ensaios mais fáceis já que seria muito merda se eu tivesse que ouvir aquilo 4 horas por dia todo sábado  por uns três meses, além de ensaios noturnos ocasionais e não gostasse). E ela é em estilo de marcha, animada pra caramba (ok, talvez eu goste dela APESAR de ter ensaiado até a exaustão a ponto de ter certeza que se me colocarem no corredor principal da igreja e me derem um bambolê eu consigo fazer a coreografia ainda hoje). Eu ouço e fico feliz.

Trecho predileto:
(Ela é curta, então eu vou colocar toda)

"Quem é Esta que avança como Aurora. 
Temível como exército em ordem de batalha. 
Brilhante como o Sol e como a Lua. 
Mostrando o caminho aos filhos seus
Ah, ah, ah, minha alma glorifica ao Senhor.
Meu Espírito exulta em Deus, meu Salvador."





4. U2 - Still Haven´t Found What I´m Looking For (versão do Rattle And Hum)
Essa música não foi escrita com a intenção de ser uma música Gospel, mas nessa versão acaba sendo (o The Edge explica melhor do que eu). Eu gosto do U2 das antigas e o Rattle and Hum é, pra mim, o auge da banda. Essa versão de "Still haven't found" me faz bater palminhas e fazer a voz do coral TODA VEZ QUE ESCUTO.
Uma musica que pode ser interpretada como um cara falando pra um amor que teve, mas não tem mais, ou como um cara em busca de Deus... Olha, caras. esse Bono Vox pode ser chato pra caralho, mas sabe fazer música boa. É mais uma música que demonstra o quanto eu sou fraca de fé e São Tomé... Porque sim. Eu amo essa música. Gosto dela tanto nas fossas, quanto nos momentos de graça e... Enfim...


Trecho predileto:

"You broke the bonds
And you loosed the chains
Carried the cross and
All my shame
All my shame
You know I believe it
But I still haven't found what I'm looking for"





3. Roberto Carlos - A Montanha
A minha fase predileta do Robertão é a fase motel e, se alguém cantar "Jesus Cristo eu estou aqui" perto de mim eu provavelmente vou revirar os olhinhos, dar uma bufadinha e ficar quieta na minha porque sou a campeã regional de "cantar música aleatória que ninguém lembra que existe em momentos aleatórios quando ninguém espera" e pra alguém cantar isso perto de mim só pode ser outro desses momentos aleatórios (Mas eu DE-TES-TO essa música, sério mesmo).
Porém "A Montanha" é mais uma marchinha, né? Eu adoro marchinhas. Eu gosto de música que dá pra gente bater palminha quando escuta, tenho esse ladinho infantil mesmo e parabéns pra mim.
Se é mais uma música de gente que tem o que eu provavelmente nunca terei (fé irrestrita e confiança em dias melhores pra sempre)? Talvez.
Mas eu tô nessa só pelo Robertão gritando.
E pelos momentos da vida em que eu me pego tão feliz que eu nem preciso pedir nada e, quando rezo, é só pra agradecer.

Trecho predileto:

"Obrigado Senhor mesmo que eu choreObrigado Senhor por eu saber
Que tudo isso me mostra o caminho que leva a Voce
Mais uma vez Obrigado Senhor por outro dia
Obrigado Senhor que o sol nasceu
Obrigado Senhor agradeço Obrigado Senhor"




2. Peter Gabriel - In Your Eyes
Creio eu que essa música não tenha a intenção de ser religiosa, mas fiquei com preguiça e não fiz questão de ir procurar pra ver se tem mesmo. A lista é sobre as músicas que ME fazem entrar em sintonia com Ele, né? Então se eu botasse "festa do passa mão", do "É o tchan"  e falasse que ela me lembra "a hora da paz de Deus" na missa 'cês iam ter que aceitar. Porque o blog é meu e isso não é uma democracia (BEIJOS DE LUZ).
Mas "In your eyes" é uma música que me faz TRANSBORDAR de amor. Sério. Não existem limites pro tanto de amor que eu sinto toda vez que eu ouço essa música. É o tipo de amor que eu imagino que essas pessoas que tem FÉ sentem por Deus em momentos comuns e que só músicas como essa conseguem despertar em mim.
Você pode interpretar essa música como um cara dodói da cabeça que certamente poderia fazer bom uso de uma terapeuta já que é totalmente viciado no mozão (eu gosto dessa interpretação) ou como um cara que tem uma vida meio tensa, que tá numa fase difícil e acha n'Ele a força que precisa pra fazer as coisas darem certo e continuar nos eixos.

Trecho predileto:
(o correto seria colocar a letra inteira, mais uma foto do John Cusack segurando o rádio, mas não vou)

"Love I get so lost, sometimes
Days pass and this emptiness fills my heart
When I want to run away
I drive off in my car
But whichever way I choose
I come back to the place you are

And all my instincts, they return
And the grand facade, so soon will burn
Without a noise, without my pride
I reach out from the inside

In your eyes
The light the heat
I am complete
I see the doorway to a thousand churches
The resolution of all the fruitless searches
Oh, I see the light and the heat
Oh, I wanna be that complete
I want to touch the light
The heat I see in your eyes"




1. Nick Cave & The Bad Seeds - Into My Arms

Creio que Deus, não importa como ou quando se manifesta, sempre é amor. Se há amor, há Deus. 
E essa música é sobre amor. Pelo menos eu acho.
Eu nem quero falar muito porque essa música, sinceramente, eu não sei o que dizer, só sentir...


Trecho predileto: 
Eu vou botar A TRADUÇÃO inteira. Quero nem saber.

Para Os Meus Braços

Não creio um Deus intervencionista
Mas sei, querida, que você sim
Mas se eu acreditasse, me ajoelharia e rogaria a ele
Para que não interferisse quando se tratasse de você
Para que não tocasse em um único fio de cabelo da sua cabeça
Para te deixar do jeito que você é
E se ele sentisse a necessidade de lhe guiar
Que a guiasse direto para os meus braços

Para os meus braços, ó, Senhor
Para os meus braços, ó, Senhor
Para os meus braços, ó, Senhor
Para os meus braços

Não creio na existência de anjos
Mas olhando para você, me pergunto se isso é verdade
Caso eu acreditasse os convocaria
E rogaria a eles para que lhe protegessem
Que cada um lhe acendesse uma vela
Para fazer do seu caminho iluminado e limpo
E andarem, como cristo, em graça e amor
E lhe guiarem para os meus braços

Para os meus braços, ó, Senhor
Para os meus braços, ó, Senhor
Para os meus braços, ó, Senhor
Para os meus braços

Mas acredito no amor
E sei que você também
E eu creio em algum tipo de caminho
Que nós podemos caminhar, você e eu
Então, mantenha suas velas acesas
E faça da jornada dela pura e brilhante
Que ela irá sempre retornar
Sempre e sempre mais

Para os meus braços, ó, Senhor
Para os meus braços, ó, Senhor
Para os meus braços, ó, Senhor
Para os meus braços







BÔNUS Alanis Morissette - That I would be good
Essa música, pra mim, é uma religião inteira. Por isso não está na minha lista "oficialmente", mas ela é uma amostra de como eu tento ser no cotidiano.
Mais uma tradução inteira porque, se ela não fosse musicada, certamente poderia ser usada como prece.


Que eu seja boa

Que eu seja boa, mesmo se eu não fizer nada
Que eu seja boa mesmo quando nada estiver bem
Que eu seja boa, mesmo se eu ficar e continuar doente
Que eu seja boa, mesmo se eu encordar dez quilos

Que eu seja boa, mesmo se eu for à falência
Que eu seja boa, mesmo se eu perder meu cabelo e minha juventude
Que eu esteja ótima, mesmo se eu não for mais a rainha
Que eu esteja esplêndida, mesmo se eu não souber de tudo

Que eu seja amada, mesmo quando entorpeço a mim mesma
Que eu seja boa, mesmo quando eu estou sobrecarregada
Que eu seja amada, mesmo quando eu estiver enfurecida
Que eu seja boa, mesmo se eu estivesse pegajosa

Que eu seja boa, mesmo se eu perder a sanidade
Que eu seja boa, estando com ou sem você






* um dia eu preciso falar de Nossa Senhora dos Remédios porque ÊTA SANTA PORRETA.

Comentários