Sticks and stones they may break these bones but then I'll be ready. Are you ready?

"Você não acha que está sendo dura demais consigo mesma?"

ENTRA A PABLLO CORRENDO E TACANDO TUDO NA MINHA CARA


Bom, veja bem... Eu não sei. Pode ser que sim, pode ser que não... vareia de acordo com o momento, com a situação. No caso onde eu ouvi isso eu tava mesmo. Pois é...

Contei pra terapeuta que eu não queria contar pros meus melhores amigos que eu tomei um pé na bunda, estou descontente com a minha vida em todos os aspectos, não sei o que vou fazer da minha vida profissional, não acredito mais no amor romântico, tive um ataque de ansiedade, um de pânico, estou questionando completamente todas as minhas decisões já tomadas, incluindo as mais banais e várias outras bostas que estão se passando pela minha cabeça porque eu:
1. Não quero quebrar a onda boa de coisas ótimas que estão rolando com eles por causa da minha bad vibe (e, mano, aconteceu uma coisa tão boa com minha melhor amiga que eu fiquei feliz por ela POR OSMOSE por quase duas semanas ♥);
2. Não sei se tenho o direito de encher o saco dos outros com meus problemas porque enfiei na minha cabeça que foi justamente por isso que tomei o pé na bunda.
E aí ela mandou essa no meio da terapia: Você não está sendo muito dura com você mesma? Eles são seus melhores amigos. Amizade é pros momentos bons e ruins. Você largou algum deles na mão quando eles precisavam de você?" e a verdade é que não. Eu tinha esquecido que não.
Porque, veja bem... Eu não sou a melhor pessoa do mundo, nem a mais agradável, mas pra uns poucos três ou quatro seres humanos que não são contratualmente obrigados a me amar (e nem eu a eles)¹ é bem natural eu tentar ajudar e deixar as coisas o melhor possível - Amigo com Alma Russa e Carregada são dois desses. Eu tento deixá-los o melhor possível, porque GOSTO deles. É simples.
Mas não sei, eu nunca tinha pensado que era "gostada de volta" - até porque o pé na bunda me fez acreditar que eu não sou "gostada" at all. Então eu simplesmente quis guardar minhas nóias pra mim porque não quero ser a chata que só aparece com problemas - e eu só tenho tido problemas atualmente.
Eu não quero ser um peso.

E acontece que isso é ser dura comigo mesma.
QUEM DIRIA? (Além da pessoa treinada e capacitada pra isso, no caso, a terapeuta)


Refleti sobre isso, mas não fiz nada (história da minha vida).
E aí dia desses recebi uma mensagem da Carregada me perguntando o porquê de eu ter sumido, de não estar falando com os dois, de ter saído de todos os grupos do whatsapp e ter excluído o Facebook². Perguntou se ela e Amigo com Alma Russa tinham feito alguma coisa de errado ou me magoado e disse que estavam se sentindo péssimos amigos.
E aí, colegas, A GRANDE FICHA CAIU.

Na ânsia de não ser a chata que urubuza o rolê, na ânsia de não contar pros outros as coisas que estavam me afligindo e me deixando mal, com VERGONHA de ser de novo a pessoa que não consegue ficar num relacionamento, ou de ser a emocionalmente instável que não consegue sair de casa sem chorar no banheiro antes, eu acabei me afastando dos meus amigos E DEIXANDO TODO MUNDO PREOCUPADO.

Tipo... Eles sentiram minha falta! Eles ficaram preocupados comigo! E eu posso ter tido as melhores intenções do mundo me afastando, mas acabei fazendo mal pra eles. Por não querer ser egoísta eu acabei sendo. Há!

Mandei um áudio explicando mais ou menos por cima o que tá rolando e chamando ambos pra um rolê. Fui o mais sincera que dá pra ser numa mensagem de áudio pelo Whatsapp e falei o máximo das coisas que eu entendi sobre o que estou passando. Só pra dar sinal de vida e dizer que estou mal, mas vai passar - e que preciso de um espacinho porque não me sinto confortável de falar sobre essas coisas que eu não tô entendendo.

E aí sabe o que aconteceu?

Eu recebi dois áudios, um de cada um, com ambos me contando o que eu tinha esquecido: Que nós somos melhores amigos. Que a amizade é pros momentos bons e pros ruins. Que EU fui amiga quando eles precisaram, e eles não esqueceram disso e querem poder fazer por mim o que eu já fiz por eles. Que eu não sou a chata do rolê. Que eles sentiram minha falta e ficaram preocupados, achando que tinham me magoado a ponto de eu não querer mais andar com eles. Que eles estão lá por mim.

QUE ELES ME AMAM MESMO SEM SEREM OBRIGADOS A ME AMAR ♥

Só vou dizer pra vocês que eu chorei quando ouvi os áudios e estou me controlando aqui pra não chorar de novo enquanto escrevo. Meus amigos são as melhores pessoas do mundo. Eu não sei qual coisa boa eu fiz pro Universo pra ter merecido ter Carregada e Amigo com Alma Russa na minha vida, mas preciso lembrar de agradecer mais vezes a chance de ter os dois por perto mesmo quando eu acho que não mereço.

Se 2017 terminar nessa bosta que está eu sei que pelo menos uma coisa eu aprendi e uma coisa eu tirei de bom: Eu não preciso ser tão dura comigo mesma, principalmente quando o assunto envolver meus amigos. Meus amigos DE VERDADE. As pessoas que se preocupam comigo. É bom ter alguém pra dividir o peso da existência, e melhor ainda quando essas pessoas são tão incríveis quanto meus amigos.

Se em 2016 eu aprendi que meus pais são incríveis, em 2017 eu aprendi que dei sorte de ter os melhores amigos do universo inteiro ♥

Então vou escrever aqui umas linhas de filosofia barata, mesmo sabendo que, como diria Deborah Blando "se conselho fosse bom tu vendia": Se por acaso você estiver nessa mesma maré de bosta que eu NÃO FIQUE SOZINHO. Não se isole. Não seja tão duro com você mesmo. Cerque-se de pessoas que te fazem bem, que se preocupam com você. Que te fazem ver que amor, cuidado, amizade são coisas que existem e pelas quais vale a pena lutar um pouquinho. Tenha por perto gente leve disposta a dividir a parte pesada da vida com você. Se a gente dividir com alguém não fica pesado pra ninguém. Saia do ciclo da solidão e da autopiedade. Tenham por perto gente que sabe que você dá o seu melhor, que você é suficiente e que seja capaz de te fazer lembrar disso quando você esquecer.


Eu tenho os meus ♥





__

¹ Meus pais. Meus pais não contam. Com eles eu sou sempre o meu melhor OU MEU PIOR, justamente porque eles estão comigo o tempo todo e são as únicas pessoas do universo que me conhecem sem nenhum tipo de filtro.
² O Facebook eu excluí porque tava me dando no saco mesmo. E NÃO SINTO FALTA.

Comentários